Fala galera!
Mais uma série iniciando aqui no blog! Dessa vez vamos iniciar o desenvolvimento de um projeto onde iremos construir um pipeline de provisionamento de bancos de dados no Azure utilizando Visual Studio Code, Github, Azure DevOps e Terraform!
A ideia aqui é demonstrar principalmente para DBA’s, Desenvolvedores e SysAdmins tradicionais como funciona um fluxo de entrega de infraestrutura de banco de dados em cloud publica, mais especificamente no Azure.
Uma outra motivação é demonstrar um pouco mais sobre processos aonde um DBRE pode atuar no dia a dia, uma vez que deixa de ser um DBA tradicional para atuar mais próximo dos desenvolvedores e sysadmins. Parte do trabalho do DBRE é retirar o Toil (trabalho manual\repetitivo) tanto da sua área como das demais, aumentando a eficiência da área de banco de dados e conseguindo mais tempo para trabalhar em entregas de valor para a organização.
Abaixo temos o fluxo de entrega de infraestrutura de banco de dados no Azure:

1 – Iniciaremos desenvolvendo o código da infraestrutura no VS Code;
2 – Vamo criar um repositório do Github e commitar o mesmo de forma a termos nosso código disponível e versionado;
3 – Depois criaremos uma pipeline que irá verificar quando houver um novo commit em nosso repositório e irá iniciar a pipeline para criação da infraestrutura;
4 – Aqui o terraform será executado iniciando o provisionamento da infra de banco de dados;
5 – Por fim teremos um banco de dados provisionado em algum desses serviços: Azure Database For MySQL, Azure Database for PostgreSQL, Azure CosmosDB, Azure Cache for Redis e Azure SQL Database.
Para este projeto iremos desenvolver um módulo Terraform e uma pipeline para cada tipo de banco de dados, logo, será bastante trabalho mas iremos fazer em dozes homeopáticas para ficar bem prático e diminuir a curva de aprendizado.
Então fique ligado para os próximos posts dessa série maravilinda!
Até mais!